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3 sinais de que sua estratégia de vendas pode não estar dando certo

Quando falamos em vendas, é comum ouvir que não é uma tarefa fácil, e não é mesmo. Por isso, ter uma estratégia de vendas muito bem planejada é essencial para a “saúde” de qualquer negócio, principalmente para quem trabalha no setor da construção civil.

Sabemos que inevitavelmente erros acontecem no meio de caminho, mas para evitar que isso coloque a empresa no vermelho, separamos alguns sinais de que sua estratégia de vendas pode não estar dando certo e como resolvê-las.

1. O time de vendas está desmotivado

Desmotivação é um dos assuntos que mais preocupa gestores, isso porque um time desmotivado vende menos. O primeiro passo, é buscar entender o porquê sua equipe anda para baixo. Converse com seus colaboradores para entender o que está acontecendo e esteja aberto a ouvir.

Desenvolva inteligência emocional, os incentive, estabeleça metas alcançáveis e crie um bom ambiente de trabalho. Um funcionário motivado e reconhecido gosta de onde trabalha e dá o seu melhor para atingir bons resultados.

Outro ponto relevante e muito importante, além de sempre que possível oferecer e estar aberto a receber feedbacks, é treinar sua equipe para que eles desenvolvam suas habilidades e troque conhecimento para mantê-los fortes e unidos para enfrentar os desafios.  

2. O faturamento está caindo

Se o faturamento da empresa está caindo ou está estagnado, é hora de tentar identificar o problema, pois compromete diretamente a sua lucratividade.

Talvez o seu modelo de negócios não seja mais tão eficaz e esteja na hora de refazer ou se reinventar. Sendo assim, analise cada setor do seu negócio e busque soluções e inovações eficientes, traçando uma abordagem mais certeira.

O que considerar:

  • Investir em Marketing de Conteúdo;
  • Motivar a sua equipe de vendas;
  • Segmentar o seu público;
  • Aumentar o seu ticket médio;
  • Usar a tecnologia a seu favor.

Claro que, há muito mais para se levar em consideração, mas estes são caminhos que podem ajudar a entender e resolver o porquê o faturamento está caindo.  

3. Excesso de falhas nos processos de vendas

Como já falamos anteriormente, erros acontecem, mas é preciso estar atento na quantidade e frequência que eles ocorrem. Às vezes, pode ser necessário readaptar o modelo de negócios para melhorar os procedimentos.

Falhas mais comuns nos processos de vendas:

Não saber ouvir o cliente

Mesmo que ele venha pronto com o discurso de que “não quero seu produto”, ouça! Entenda os motivos pelos quais ele não quer fechar uma parceria com você. As respostas podem fornecer informações valiosas para sua empresa.

Não conhecer seus produtos

Mais que entender e conhecer o produto é mostrar ao cliente como resolver sua dor. Dê a ele a solução, mas para isso, é preciso conhecer todos os seus produtos, funcionalidades, assim como estar atento ao mercado.

Falar em excesso

Tudo o que é excessivo cansa e pode ser prejudicial. Falar em excesso é uma das questões. Dê sempre a oportunidade do cliente falar e de expressar suas queixas, para que aí você entre com uma boa argumentação e resolva seu problema.

Não oferecer um atendimento personalizado

Padronizar alguns processos é importante? Sim, mas é preciso cautela. Ao conversar com um cliente, você precisa dar toda atenção a ele e fornecer um atendimento personalizado. Sendo assim, voltamos à questão anterior, saber ouvir. Só assim, poderá entendê-lo melhor e o que precisa.

BÔNUS! Esperar que os clientes encontrem você

Esse é um dos maiores erros de prospecção, ficar à deriva esperando que o cliente o encontre. Uma estratégia de vendas bem definida exige muita disciplina e mais que isso, saber usar de ferramentas para ajudá-lo em uma prospecção mais certeira.